Monday Night Movie (1)

O Monday Night Movies, é um evento criado por mim, uma amiga e um amigo em um buteco na zona sul do Rio de Janeiro, após uma conversa sobre filmes “classicos”de sessão da tarde, onde vimos que essa nossa amiga era uma ignorante em relação a isso, e decidimos criar esse evento que ja dura 7 meses, onde toda segunda a noite vemos filmes, de classicos da sessão da tarde à filmes mais novos, aumentando o conhecimento cinéfilo dos três.

Existem 3 integrantes originais e outros que passaram pelo evento, mas dos 3 originais só dois conseguem toda segunda ir. Membros Fundadores:Luis (eu), Bruna (Bru) e Fernando(Feliz) . Membros esporadicos: Horacio (Hora!), Priscilla (Pri), Aline, Marcos(Nick), Vinicius (Ví).

Assim sendo a partir de agora irei colocar a critica aos filmes vistos no Monday Night Movies, separados dos vistos em outros dias.

Filme do DIA

Vicky Cristina Barcelona

Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Lluís Homar, Kevin Dunn, Rebecca Hall, Javier Bardem, Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Patricia Clarkson

Sinopse: (Liga a voz do locutor de sessão da Tarde) Duas jovens americanas – a conservadora Vicky e a aventureira Cristina – viajam para Barcelona a fim de passar as férias de verão e acabam se envolvendo em confusões amorosas com um artista extravagante e sua insana ex-esposa.(Desliga a voz do locutor de sessão da Tarde)

Fugindo dessa sinopse esdruxula (dada por esse site aqui) que afugentaria qualquer pessoa de ver esse filme. Tem muito tempo não via um filme do Woody Allen e havia me esquecido como ele é bom.

Humor Sarcastico em meio a  historiaS de amor controvesas. HistoriaS no Plural mesmo porque ele consegue fugir do cliché triangulo amoroso para virar quase um sexteto amoroso. A historia de forma mais correta é a seguinte:

Vicky (Rebecca Hall) e Scarlett Johansson (Cristina) são amigas e passam férias em Barcelona. Vicky está noiva e é sensata nas questões do amor. Cristina é pura emoção e movida a paixão. Durante uma exposição de arte, Cristina se encanta pelo pintor Juan Antonio (Javier Bardem), que convida as duas mais tarde, durante um jantar, para uma viagem. O que elas não sabiam é que o galante sedutor mantém um relacionamento problemático com sua ex esposa Maria Elena (Penélope Cruz). E as coisas ainda ficam piores porque Cristina e Vicky,  cada uma de sua forma, se interessam por ele, dando início a um complicado “sexteto” amoroso, pois o noivo de Vicky decide ir até Barcelona para adiantar o casamento, e no meio disso um colega de classe de Vicky se interessa por ela.

 Até a narração, que a princípio poderia entregar e concluir as imagens com suas palavras, funciona bem, simplesmente por enternecer, como quando Vicky aprecia um violeiro, ou fazendo graça nos momentos exatos, como quando Juan Antônio ao roçar perna embaixo da mesa… É simples, mas envolve divinamente com seu sexteto de paixões (e risos). Eu nunca vi um hexagono tão redondo, tão bacana…

Não vou cair na vala comum (e até preguiçosa) de citar ou relacionar Vicky Cristina Barcelona com o cinema (e as mulheres) de Almodóvar, apenas por se passar na Espanha e ter Barden e Cruz no elenco. Allen é Allen, nos EUA, Inglaterra, Espanha ou em qualquer outro lugar. Seu roteiro brinca com encontros e desencontros, paixões de verão e amores eternos, flertes e a formalização do olhar, casamentos e possível separação, sexo casual e fazer amor, tudo numa harmonia digna de… Woody Allen!

E claro não deixar de esquecer que a solução do Woody Allen para qualquer casamento é:

SCARLETT JOHASSON (quem ver o filme entenderá)

PS: RECOMENDO!!!

Deixe um comentário